Crônicas de NY — O fim do verão e o jeitinho brasileiro

Larissa Rinaldi
2 min readAug 10, 2021
Rockaway Beach, Queens

As praias de Nova York têm horário de funcionamento e o mesmo está diretamente ligado à disponibilidade de salva-vidas na areia. Basicamente, se não tem salva-vida, a praia tá fechada.

É um aspecto muito estranho pra nós brasileiros, cariocas, especialmente. De setembro a maio você não pode ir à praia porque elas só ficam abertas durante o verão. Eu sei que dá vontade de mandar o “jeitinho brasileiro” e ir à praia mesmo assim, mas não é tão simples. Em várias delas, você só pode entrar por pontos específicos e a vegetação faz o papel de muro, em outras, você só consegue entrar pelo estacionamento e por aí vai. Na verdade, eu só conheço essas duas opções, mas né? Tinham praias no Brasil (onde todas as praias são públicas) que ficavam dentro de condomínios. Não duvido de nada!

Fato é que, mesmo no verão, quando dá 18h, todos os salva-vidas levantam de suas cadeiras e apitam mandando os banhistas saírem da água porque o turno deles acabou.

A sensação que eu tenho é que as estações do ano funcionam do mesmo jeito. Hoje (10/08) é o último dia que o sol se põe depois das 20h em 2021. Agora, os dias vão ficando cada vez mais curtos, até o ápice em dezembro. A gente só volta a ter dias longos em maio de 2022.

--

--

Larissa Rinaldi

Autora e palestrante carioca morando em Nova York. Autoconhecimento com leveza e acolhimento na construção da autoconfiança no exterior.